quarta-feira, julho 20, 2011

Pontos Turísticos

Quem aí gosta de viajar levanta a mão!
Quando falamos em pontos turísticos da França naturalmente lembramos da Torre Eiffel, o Museu do Louvre, e no máximo o Arco do Triunfo. Porém é um país muito rico, com atrações voltadas principalmente para a história, a arte, e a cultura. São locais dos mais variados estilos, como museus, parques, monumentos, castelos, entre outros.
Ao total temos 13 cidades com atrações voltadas ao público, ao decorrer dos posts eu irei postar cada uma! Começaremos com Paris.

"Enfim Paris!"
Em Paris, conhecida como a capital do amor, muitos casais vão até lá para passar a lua-de-mel, (mas pera ai, você tá me falando que lá só tem amor pra cá e para lá? não não) os principais locais de turismo são: a Torre Eiffel é claro, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo, o Chmps-Élysées (achou difícil? calma vou falar sobre cada um), o Centro Georges Pompidou, a Catedral de Notre-Dame, Montmartre, Quai d´Orsay, Museu de Orsay ( quem foi Orsay é o que me perguntam né?!), Hôtel des Invalides, Palácio de Versalhes, Disneyland Resort Paris, Museu de Arte e História do Judaísmo, esses são apenas 13, de 44 atrações, sendo 20 delas Museus!
Vamos falar um pouco da Torre Eiffel?
Foi construída em 1889 por Gustave Eiffel, para uma exibição universal. É um dos principais símbolos de Paris. Para época foi uma estrutura revolucionária. Levou dois anos para ser construída, e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales. A construção mais alta do mundo antes da torre, era a Pirâmide de Quéops no Egito, com 138 metros. A Torre permaneceu como mais alta até 1930, com 324 metros e 7.300 toneladas em sua estrutura.
Hoje em dia abriga restaurantes, museus, lojas, e muitas outros.
















Nos próximos posts, eu vou apresentando cada lugar que me chame mais atenção fiquem atentos !

domingo, julho 10, 2011

Perfumes


Quem aqui não usa perfume?!
A maioria da população usa (e abusa) dos perfumes, alguns nas notas mais suaves, outros já bem adocicados ou amaderados.
Já ouvimos falar sobre o ditado "Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes." E automaticamente quando falamos de perfumes, lembramos da França, especialmente sua capital Paris.
Mas porque lembramos de lá? Como ocorreu tudo isso?
Viajando um pouquinho na história podemos perceber que desde a antiguidade, os perfumes estiveram relacionados à nobreza, principalmente pelo fato que eram difíceis de serem conseguidos. Com o passar do tempo, o perfume, ganhou um caráter de sedução nas cortes.
Quando a futura rainha (Catarina de Médicis) partiu de Florença, para casar com o futuro rei (Henrique de Valois), em 1522, levou consigo dois perfumistas, para que procurassem durante a viagem uma vegetação que fosse parecida à da região de Toscana (Itália), e então no sul da França, na região de Provença, acharam! Na aldeia de Grasse, nas suas colinas, rosas e jasmins.
E foi assim que nasceu a cidade dos perfumes. Tão rápido, a reputação de Grasse conquistou a bela cidade de Paris, logo mais, toda a Europa. Em 1850 já haviam 50 perfumarias. Mas quem realmente fez com que o perfume entrasse na moda, foi a Imperatriz Eugênia, a mulher de Napoleão III. Na corte tinha o protocolo que obrigava o uso de uma fragrância de perfume a cada semana.
Até 1890, as fragrâncias possuiam apenas uma flor, já na década de 20, considerada a mais criativa da história da perfumaria, nasceu o famoso e desejado Channel n.º5 , o primeiro perfume com materiais sintéticos. Nos anos 30 começam as notas orientais, nos anos 40, temos as anos verdes, para que despertasse o aroma do campo, simbolizando a paz, devido à guerra. Já nos anos 80, época de consumismo, surgiram os florientales, que incrementavam os florais doces.
Nos anos 90, temos a leveza da água, frisando que a mesma causa repercussão no mundo devido ao seu esgotamento, fragrâncias leves e frescas. E dos anos 2000 para cá, temos incrementos de notas já existentes, e principalmente a volta ao romantismo nos florais.
Bom pessoal, espero que tenham gostado, e até a próxima!